Alojamento Conjunto (Maternidade Sagrada Família)

A Maternidade do Hospital Marieta funciona com a sistemática de “Alojamento Conjunto”, onde o bebê fica junto com a mãe, desde o nascimento até a alta hospitalar. O sistema de Alojamento Conjunto depende das condições de saúde da criança e da mulher. Os principais benefícios são: o vínculo afetivo, estímulo à amamentação, envolver os pais nos cuidados com o recém-nascido, dentre outros.

Centro Obstétrico "Mãe de Deus"

O Centro Obstétrico “Mãe de Deus” está apto para realizar tanto partos normais quanto cirúrgicos (cesáreas), de risco habitual e alto risco. A equipe conta com anestesistas, médicos obstetras, enfermeiros obstetras e equipe de enfermagem, com competência para realizar assistência necessária e segura.

O Centro Obstétrico segue a Política de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento, baseado na Organização Mundial da Saúde (OMS): acolhimento da gestante por classificação de risco, fornecimento à mulher sobre as informações e explicações que desejarem, oferta de líquidos e alimentos leves durante o trabalho de parto, utiliza métodos não farmacológicos para alívio da dor como o chuveiro, bola suíça, banqueta de parto, deambulação. A paciente tem direito a acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto. Possui suporte da UTI adulto e neonatal.

Quando procurar o Centro Obstétrico?

Diminuição dos movimentos bebê, rompimento bolsa, sangramento vaginal, febre, trabalho de parto – dores iniciam nas costas, se irradiando para a púbis e raiz das coxas. Associada a dor, você percebe uma barriga bem dura. Ir ao hospital quando tiver 1 contração a cada 5 minutos. Em caso de dúvidas, você pode procurar o Hospital para ser examinada e orientada.


Documentos necessários para atendimento no Centro Obstétrico:

  • Documento com foto
  • Carteirinha do SUS ou plano de saúde
  • Carteira da gestante / pré-natal

Centro de Neonatologia "Menino de Deus"

O Centro de Neonatologia atende toda a comunidade Itajaiense e da região da Foz do Rio Itajaí, como Hospital Referência para esta especialidade. É composto pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN, Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal- UCI Neonatal, com duas tipologias: Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Para a UTI Neonatal são encaminhados os bebês prematuros e/ou nascidos com alguma patologia, contando com uma equipe multiprofissional: médicos pediatras e neonatologistas, equipe de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, assistente social e nutricionista. A UTI tem equipamentos modernos que garantem atendimento eficiente para os bebês.

O Método Canguru busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva. O Método Canguru permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais. Os benefícios são: favorece o vínculo mãe- filho, diminui o tempo de separação mãe-filho, estimula o aleitamento materno, favorece um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido de baixo peso, contribui na estimulação sensorial adequada e reduz o estresse e a dor do recém-nascido de baixo peso, proporciona um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde e possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado com seu filho.

Banco de Leite Humano

Desde 2002, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen conta com o apoio do Banco de Leite Humano que é responsável pela promoção do Aleitamento Materno e execução das atividades de coleta, processamento, controle de qualidade do leite e distribuição sob prescrição médica. O Banco de Leite trabalha com orientações, incentivando e apoiando as novas mães no aleitamento.

Qualquer mulher que deseja doar seu excedente de leite, pode procurar o banco. Para doar basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Qualquer quantidade de leite pode ajudar, 1ml é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. Com o leite materno a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

A equipe do Banco de Leite realiza coleta em domicílio nas cidades de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú. As interessadas em ser doadoras devem entrar em contato com o Banco de Leite através do telefone (47) 3249-9400, ramal 2404.

Lembramos que todo o leite coletado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído aos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal!

Atividades

Registro de Nascimento

Tirar uma Certidão de Nascimento é um processo fácil, rápido e o ideal é que os bebês já saiam das maternidades com nome e sobrenome. Para isso, temos um cartório dentro do Hospital Marieta localizado no 5°andar (Alojamento Conjunto), que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h.

Documentos necessários: documento com foto da mãe e do pai, certidão de casamento e a folha entregue no hospital DNV – Declaração Nascido Vivo.

Sala de Vacina

Para maior conforto e comodidade das mamães e papais, o Hospital realizou uma parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí para obter uma sala de vacina dentro da Instituição, assim os bebês que nascem em nossa maternidade já podem ser vacinados antes da alta hospitalar, seguindo o calendário vacinal.

Triagem Neonatal

No Hospital Marieta, são realizados os seguintes testes:

  • Teste da orelhinha: deve ser feito nos bebês ainda na maternidade para avaliar a audição e detectar precocemente alguma alteração auditiva no mesmo. Este teste é gratuito, fácil e indolor para o bebê.
  • Teste da linguinha: avaliação do frênulo lingual que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
  • Teste do coraçãozinho: feito para rastrear Cardiopatias Congênitas.
  • Teste do olhinho: serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.

Hospital Amigo da Criança

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde. Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Rede Cegonha

A Rede Cegonha está implantada no hospital desde 2014, sendo uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma série de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Lista de Sugestões para hora de fazer as malas

Para a mamãe:

  • 02 Camisolas e/ou pijama com botão
  • Roupas íntimas, sutiãs e calcinhas
  • Produto para a higiene pessoal: toalha banho, sabonete,
    escova de dente, creme dental, escova de cabelo
  • Absorvente pós-parto

Para o bebê:

  • 02 Toalhas de banho
  • Produtos de higiene: Shampoo, sabonete, lenços umedecidos
  • 01 Pacote de fralda descartável
  • 02 Cueiros
  • Meias, sapatinhos e toucas
  • 01 Manta e/ou cobertor
  • 03 Pijamas
  • 02 Fraldas de pano
  • 03 Tip-tops

Lista de Sugestões para hora de fazer as malas

Para a mamãe:

  • 02 Camisolas e/ou pijama com botão
  • Roupas íntimas, sutiãs e calcinhas
  • Produto para a higiene pessoal: toalha banho, sabonete,
    escova de dente, creme dental, escova de cabelo
  • Absorvente pós-parto

Para o bebê:

  • 02 Toalhas de banho
  • Produtos de higiene: Shampoo, sabonete, lenços umedecidos
  • 01 Pacote de fralda descartável
  • 02 Cueiros
  • Meias, sapatinhos e toucas
  • 01 Manta e/ou cobertor
  • 03 Pijamas
  • 02 Fraldas de pano
  • 03 Tip-tops
Portal da Transparência