Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Confira as dicas para evitar doenças nesse verão

Verão é época de muito sol e mar. As regiões litorâneas acabam recebendo milhares de turistas e mesmo quem é da cidade também aproveita para relaxar, curtir amigos e familiares. Porém, para que esse período do ano possa ser aproveitado da melhor forma possível, é importante ficar atento e se prevenir contra doenças que são comuns nessa época do ano. Por isso, a médica do setor de saúde ocupacional do Hospital MarietaDra. Mônica Martins, separou algumas dicas que podem te ajudar a não ficar doente:

Cuidado com a insolação

Nada melhor que curtir um dia de praia, não é mesmo? Mas é muito importante se precaver. O ideal é evitar a exposição ao Sol entre 9h e 15h, que são os horários em que os raios solares estão ainda mais fortes. Além disso, é necessário fazer o uso frequente do protetor solar e ingerir muito líquido. Hoje existem roupas com proteção UVA e UVB que podem ajudar, principalmente as crianças. Usar boné também é uma dica interessante, assim como evitar ficar muitas horas seguidas exposto ao Sol.

Beba muita água para não ficar desidratado

Em dias mais quentes, é imprescindível ingerir muito líquido, principalmente água, para manter o corpo sempre hidratado. Aqui deve-se ter um cuidado especial com as crianças e os idosos, porque talvez eles não peçam para tomar água com tanta frequência, então lembre-se de oferecer sempre. O protetor solar continua se fazendo necessário, porque além de evitar uma insolação, também ajuda a combater a desidratação. É importante também se alimentar bem, consumir frutas e verduras. É fácil identificar alguém com desidratação: a pele fica mais rugosa, os olhos fundos e o pensamento lento. Se isso ocorrer, faça um soro caseiro e ingira também isotônicos. Se a situação for muito grave, procure uma unidade de saúde.

Cuidado redobrado com a alimentação

Já falamos bastante sobre se manter hidratado, mas nessa época do ano, muitas pessoas acabam optando por comer fora de casa, o que acaba aumentando os riscos de uma intoxicação alimentar. Alimentos que não foram bem refrigerados, saladas que não foram lavadas corretamente, frutas que ficaram expostas ao Sol, tudo isso deve ser evitado. Não consuma alimentos de lugares que não conhece a procedência.

            Na temporada de Verão, justamente por receber muitos turistas, as unidades de saúde, como é o caso do Hospital Marieta, ficam ainda mais lotadas, por isso a dica mais importante é: cuide muito bem da sua saúde para aproveitar cada momento.

Receita de soro caseiro

1 litro de água

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de café de sal

Basta misturar os três ingredientes e deixar gelar. Se o soro for para criança, você pode colocar junto um saquinho de gelatina em pó para dar um sabor e uma cor diferente, ficando mais atrativo para eles.

Dra. Mônica Martins

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Elaíse Cidral  – elaise@grupoodp.com.br – +55 (47) 9 9994-1265

Ricardo Ruas – ricardo@grupoodp.com.br – +55 (47) 9 9995-1846

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá! O que você procura?