Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

História

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen foi inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e seu nome é uma homenagem à esposa do Governador do Estado de Santa Catarina dessa época, Sr. Irineu Bornhausen. O Hospital sofreu poucas alterações em seus 15 primeiros anos de atividades, inicialmente contando com uma estrutura de 96 leitos. Já em 1972, o então Governador Colombo Sales, incorporou o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen à Fundação Hospitalar de Santa Catarina.

Em 1977, com a administração hospitalar já transferida à Sociedade Cultural Beneficente Nova Lourdes, e na sequência, à Sociedade Divina Providência, foi iniciada a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, obra que foi concluída em apenas dois anos de execução.

Em 03 de janeiro de 1985, o Governo do Estado de Santa Catarina assinou convênio transferindo o gerenciamento do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen às irmãs do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), sediado em São José dos Campos (SP).

Em 2005, foi inaugurado o Instituto do Coração de Itajaí (Incor), o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) foi ampliado em quase setenta metros quadrados em sua área física e o Centro de Terapia Intensiva (CTI) foi totalmente reformado. Em 2007 o Governo de Santa Catarina autorizou o Hospital Marieta a realizar procedimentos de alta complexidade em oncologia.

Desde julho de 2012, foram iniciadas as obras do Complexo Madre Teresa, que será anexo à estrutura existente do Hospital Marieta. O antigo sonho de aumentar a capacidade de atendimento da Instituição começou a se tornar realidade após a demolição do prédio do Pronto Socorro.

O novo prédio do Hospital, está em fase de finalização. A ampliação contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos, 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos, 12 salas cirúrgicas, Centro Obstétrico com 3 salas cirúrgicas e 8 quartos PPPs, Central de Materiais Esterilizados e Unidade de Alta Complexidade Oncológica. Serão 21.477,27 m² divididos em 15 pavimentos, que possibilitarão o aumento da oferta de serviços, bem como uma ambiência humanizada e disponível a toda a comunidade.

Olá! O que você procura?