Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

História

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen foi inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e seu nome é uma homenagem à esposa do Governador do Estado de Santa Catarina dessa época, Sr. Irineu Bornhausen. O Hospital sofreu poucas alterações em seus 15 primeiros anos de atividades, inicialmente contando com uma estrutura de 96 leitos. Já em 1972, o então Governador Colombo Sales, incorporou o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen à Fundação Hospitalar de Santa Catarina.

Em 1977, com a administração hospitalar já transferida à Sociedade Cultural Beneficente Nova Lourdes, e na sequência, à Sociedade Divina Providência, foi iniciada a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, obra que foi concluída em apenas dois anos de execução.

Em 03 de janeiro de 1985, o Governo do Estado de Santa Catarina assinou convênio transferindo o gerenciamento do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen às irmãs do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), sediado em São José dos Campos (SP).

Em 2005, foi inaugurado o Instituto do Coração de Itajaí (Incor), o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) foi ampliado em quase setenta metros quadrados em sua área física e o Centro de Terapia Intensiva (CTI) foi totalmente reformado. Em 2007 o Governo de Santa Catarina autorizou o Hospital Marieta a realizar procedimentos de alta complexidade em oncologia.

Desde julho de 2012, foram iniciadas as obras do Complexo Madre Teresa, que será anexo à estrutura existente do Hospital Marieta. O antigo sonho de aumentar a capacidade de atendimento da Instituição começou a se tornar realidade após a demolição do prédio do Pronto Socorro.

O novo prédio do Hospital, está em fase de finalização, e terá 209 novos leitos de internação, além da ampliação de setores como: Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UNACON, Ambulatório de Especialidades e Pronto Socorro. Serão 21.477,27 m² divididos em 15 pavimentos, que possibilitarão o aumento da oferta de serviços, bem como uma ambiência humanizada e disponível a toda a comunidade.

Olá! O que você procura?