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Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade

O Sistema de Qualidade do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen é um conjunto de programas que sistematiza o planejamento, a formulação estratégica e a operacionalização dos processos assistenciais e de apoio, necessários para garantir a excelência nos serviços prestados buscando a segurança, satisfação e excelência do atendimento aos nossos clientes.

A área de Gestão da Qualidade responsabiliza-se pelo monitoramento e bom funcionamento dos programas de educação continuada e segurança do paciente visando o aperfeiçoamento dos colaboradores e incentivando para uma cultura de qualidade e segurança. 

O Hospital Marieta, junto à Gestão de Qualidade, vem buscando sua acreditação hospitalar: a ONA (Organização Nacional de Acreditação), um órgão de certificação de qualidade das organizações de saúde para a melhoria de seus processos, melhor acolhimento ao paciente e atendimento humanizado.”

Núcleo de Segurança do Paciente

O Hospital Marieta cumpre com a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), sendo que Segurança do Paciente significa a “redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”. 

A Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente atua na identificação, monitoramento, análise, notificação e prevenção dos riscos relacionados à ocorrência de eventos adversos (incidentes que resultam em dano à saúde), garantindo uma assistência segura e de qualidade ao paciente.

O Serviço de Qualidade, juntamente com a Comissão, é responsável  por analisar as ocorrências, realizar notificações de eventos adversos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e propor medidas para redução de sua ocorrência. São realizadas campanhas para conscientização dos profissionais de saúde e empoderamento dos pacientes e acompanhantes visando alcançar uma assistência humanizada e segura.

Os eventos adversos podem ser notificados por todos os profissionais da Instituição por meio do preenchimento de formulário, que está disponível no Sistema Tasy, no campo  “Qualidade – Evento do Paciente”. 

Certificações

Selo Bronze de Qualificação – Programa de Qualificação da Rede Assistencial do Sistema Unimed.

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