Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Especialidades multiprofissionais

Especialidades multiprofissionais

Assistente Social

O Serviço Social  é composto por assistentes sociais que realizam atendimento aos pacientes, acompanhantes e familiares que encontram-se no Hospital. Em sintonia com a equipe multidisciplinar da Instituição, os assistentes sociais realizam ações que objetivam melhor atender a demanda, promovendo um atendimento humanizado a estas pessoas.

Enfermeiro Nefrologista

O enfermeiro nefrologista é uma especialidade que trabalha com atendimento aos pacientes com problemas renais, ou em clínicas de hemodiálise, na assistência de enfermagem direta aos pacientes renais crônicos.

Enfermeiro Intensivista

A enfermagem em Terapia Intensiva dá assistência a pacientes gravemente enfermos, por meio da aquisição de conhecimento teórico-prático baseado em evidências. O papel do enfermeiro na UTI consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas, devendo cuidar do indivíduo nas diferentes situações críticas dentro da UTI, de forma integrada e contínua com os membros da equipe de saúde.

Enfermagem Neonatal

A enfermagem especializada em neonatologia acompanha o desenvolvimento da criança antes, durante e depois do nascimento, prestando assistência à gestante, à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido. A Enfermeira Neonatal trabalha em dois setores de fundamental importância: alojamento conjunto e unidade de cuidados intensivos neonatais.

Enfermagem Especializada em Clínica Médica

A enfermagem especializada na clínica médica e cirúrgica dá assistência sistematizada integral a pacientes adultos e idosos – com afecções agudas e crônicas, hospitalizados em unidades de internação clínica e cirúrgica.

Enfermagem Especialista em Auditoria

A enfermagem na auditoria faz o exame oficial dos registros de enfermagem com o objetivo de avaliar, verificar, e melhorar a assistência de enfermagem, fazendo melhoria da qualidade da assistência de enfermagem que o hospital se propõe ou tem por obrigação social oferecer à comunidade.

Enfermagem Especialista em Oncologia

O enfermeiro oncológico é o profissional que vai prestar assistência ao paciente, em todas as fases do tratamento do câncer. Desde o diagnóstico da doença, passando pelas várias fases do tratamento como a cirurgia, a radioterapia, e o tratamento com medicamentos e quimioterapia.

Enfermagem no Centro Cirúrgico

O trabalho do enfermeiro de Centro Cirúrgico nasceu para atender às necessidades da equipe cirúrgica, isto é, houve a necessidade de desdobrar o trabalho médico ao organizar uma unidade onde fossem realizadas as cirurgias, bem como o preparo de material e equipamentos indispensáveis ao procedimento cirúrgico.

Enfermagem na Obstetrícia

A enfermagem na obstetrícia atua na assistência da mulher no pré-natal, parto e pós-parto.

Enfermagem na Cardiologia

O enfermeiro cardiologista possui atributos e competências profissionais que possibilitem exercer a profissão com excelência na área de cardiologia, no cuidado individual e coletivo, na gestão das pessoas, no planejamento e organização do trabalho, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida do indivíduo sob sua responsabilidade.

Enfermagem na Urgência e Emergência

O enfermeiro assume a função de liderança da equipe de enfermagem e desenvolve ações voltadas para assistência, gerência, ensino e pesquisa. O enfermeiro em serviços de emergência assiste o cliente/paciente juntamente com o médico; prepara e ministra medicações; viabiliza execução de exames; instala sondagens nasogástricas, nasoenteral e vesicais; realiza troca de traqueostomia; realiza curativos de maiores complexidades, prepara instrumentos para intubação; analisa os sinais vitais; e evolui os clientes/pacientes.

Enfermagem nas Comissões de Controle Hospitalar

A Enfermagem dentro das Comissões de Controle Hospitalar (CCIH), é de extrema importância já que é o profissional de saúde que tem um contato mais direto com o paciente. De uma forma geral, o papel do Enfermeiro nessa Comissão é de orientar os profissionais de Saúde no que diz respeito à prevenção de infecções e contribuir com medidas específicas para que não ocorra disseminação de microrganismos dentro do ambiente hospitalar.

Enfermagem na Educação Continuada

O enfermeiro que atua na área da educação continuada objetiva mudanças pontuais nos modelos hegemônicos de formação e atenção à saúde. É um processo que busca proporcionar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, para que ele atinja sua capacidade profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social.

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, tratamento e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

Fisioterapeuta

Quando um paciente fica internado muito tempo ou interna com quadro grave, há grande perda da capacidade funcional, sendo assim, a fisioterapia atua principalmente no tratamento do restabelecimento da qualidade de vida e prevenção de complicações de procedimentos como cirurgias, por exemplo. Inclusive em procedimentos ou internações com baixa taxa de complicações a fisioterapia tem importante atuação na orientação e promoção de uma recuperação segura e confiável, melhorando a qualidade do serviço prestado à comunidade.

O serviço de fisioterapia do Hospital Marieta conta com recursos diferenciados para promover a recuperação de seus pacientes. Dentro das áreas mais atuantes da fisioterapia na Instituição, temos:

  • Fisioterapia em Neonatologia (UTI e Unidade de Cuidados Intermediários);
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva adulto;
  • Fisioterapia no pós-parto;
  • Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia;
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória;
  • Fisioterapia pós-transplante renal;
  • Fisioterapia em Neurologia;
  • Fisioterapia Oncologia.

Psicologia Clínica

A psicologia clínica é o estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover mudanças. 

O campo de trabalho da psicologia clínica é um dos maiores para a atuação do profissional da psicologia, incluindo:

  • Saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade
  • Problemas de aprendizagem
  • Distúrbios emocionais
  • Abuso de álcool e drogas
  • Psicologia da saúde mental

Psicologia do Trabalho

Os profissionais da psicologia do trabalho podem trabalhar em diversas esferas, tais como: organizações, consultorias, órgãos públicos, etc. A sua atuação se revela importante tanto para os funcionários, como para as empresas, devido ao aumento da rentabilidade proporcionada por um trabalhador satisfeito. O psicólogo do trabalho deve se preocupar com a saúde organizacional como um todo, ou seja, pensar nos aspectos de produtividade e da qualidade, considerando o trabalho como categoria central e propondo-se em entender os fenômenos psicológicos que ocorrem na organização e na relação do homem com o trabalho.

Nutricionista Responsável Técnico

O nutricionista Responsável Técnico (RT) é o profissional habilitado que assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Nutricionista de Produção

O(a) Nutricionista de produção, da área de alimentação coletiva, tem como atribuições o planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição. Além disso, por ser também Responsável Técnico (RT) no Hospital Marieta, este profissional assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Nutricionista Clínico

O(a) Nutricionista Clínico(a) é o(a) profissional que faz o acompanhamento nutricional e dietoterápico, visando a promoção, preservação e recuperação da saúde do indivíduo, que compreende as fases de avaliação, diagnóstico, intervenção, monitoramento dos resultados e reavaliação.

Olá! O que você procura?