Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Anestesiologia

A Anestesiologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e a pesquisa de anestésicos e de áreas relacionadas. Proporciona o alívio ou ausência da dor em um paciente que está submetido a uma intervenção cirúrgica ou em exames diagnósticos.

Angiologia

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico destas doenças.

Cardiologia e Cardiologia Clínica

A Cardiologia é o ramo da medicina que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório. A cardiologia pode diagnosticar as insuficiências cardíacas e indicar os tratamentos adequados às características do paciente.

Cirurgia Bucomaxilofacial

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade da Odontologia que diagnóstica e trata das doenças, traumas, lesões, anomalias, que acometem as estruturas da face. O profissional desta especialidade tem amplo conhecimento sobre os traumas de face, patologias maxilofacias, cirurgias necessárias para as correções de deformidades faciais, distúrbios da articulação têmporo-mandibular, dentre outros.

Cirurgia Cabeça e Pescoço

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade oncológica e cirúrgica, mas que também trata de moléstias benignas do território de face e pescoço. O campo de atuação desta especialidade inclui tumores de pele da face, pescoço e couro cabeludo, tireoide, glândulas salivares, cavidade oral, garganta, dentre outros.

Cirurgia Cardiovascular

A Cirurgia Cardiovascular é a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração. Engloba o tratamento das cardiopatias congênitas, das doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das valvas cardíacas, da fibrilação atrial e da insuficiência cardíaca.

Cirurgia Geral

Cirurgia Geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende Cirurgia abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. As doenças mais comuns de ocupação da cirurgia geral são, hérnias, colelitíase, colecistite, hemorróidas, úlcera gástrica, traumas, entre outras.

Cirurgia Plástica

 A Cirurgia Plástica é um procedimento que visa aperfeiçoar o corpo e agregar melhorias tanto funcionais como na autoestima. Tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas. 

Cirurgia Torácica

A Cirurgia Torácica é a especialidade médica que cuida das doenças cirúrgicas do tórax e do sistema respiratório (parede torácica, traqueia, brônquios, pulmões, pleuras e mediastino), sejam elas operações grandes com finalidade curativa ou procedimentos menores visando estabelecer o diagnóstico preciso, por exemplo, de algum tipo de infecção tratável com medicamentos.

Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

Clínica Médica

Clínica Médica é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciam todas as outras áreas clínicas. No Brasil, o médico especialista em Clínica Médica é chamado de Clínico Geral.

Coloproctologia

A Coloproctologia é uma especialidade médica que faz parte da gastroenterologia e trata das doenças do cólon (intestino grosso), do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas.

Compreende uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.

Dermatologia

A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.           

O dermatologista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele.

Eletrofisiologia

A Eletrofisiologia Invasiva é a técnica mais moderna de tratamento das arritmias cardíacas, que são alterações da atividade elétrica do coração, especialmente nos casos de taquiarritmias, ou seja, quando o coração perde seu ritmo normal, batendo de forma acelerada e comprometendo sua função.

Gastroenterologia

A Gastroenterologia ou Gastrenterologia é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar moléstias que acometem o aparelho gastrointestinal, que é composto por diversos órgãos, sendo eles: boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso, além dos órgãos anexos à este aparelho, que são o fígado e o pâncreas.

Dentre as doenças estudadas por esta especialidade estão as úlceras estomacais e duodenais, a gastrite e apendicite, pedra na vesícula, pancreatite, dentre outras.

Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia é a ciência que se dedica ao estudo morfológico, fisiológico e patológico do organismo feminino e de seu aparelho genital. O médico ginecologista é o especialista que cuida da saúde do sistema reprodutor feminino desde a infância até o período da pós-menopausa, sendo também é capacitado para diagnosticar e tratar enfermidades que atingem outras áreas. 

O médico obstetra é o especialista que cuida da gestação, parto e pós-parto, em todos os âmbitos fisiológicos e patológicos. Na maioria dos casos, o ginecologista também atua como médico obstetra.

Hematologia

A Hematologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos. Junto com a Hemoterapia, estudam e tratam as doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. Os médicos que se especializam nesta área tratam de pessoas que têm doenças no sangue ou distúrbios nos tecidos ou órgãos que produzem o sangue.

Hemodinâmica

A Hemodinâmica é a parte da fisiologia que trata dos fenômenos mecânicos da circulação sanguínea. O estudo hemodinâmico é um método diagnóstico e terapêutico que utiliza técnicas invasivas para obtenção de dados funcionais e anatômicos das várias cardiopatias. Através de um sistema de computadores avançados, também permite detectar com precisão o grau de obstrução das artérias, possibilitando uma indicação mais segura do tratamento.

Infectologia

A Infectologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microrganismos.

Medicina Interna

A Medicina Interna é a especialidade médica que centra a sua abordagem na avaliação e compreensão do doente como um todo, estudando as interações entre os vários órgãos e sistemas. Se distingue da Medicina Geral e Familiar por ser exclusivamente dedicada a doenças dos adultos, por ser vocacionada para a complexidade e por ser predominantemente hospitalar.

Nefrologia

A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo da fisiologia, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar: Prevenção de doenças renais; Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias; Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins); Hemodiálise; e Transplante renal.

Neonatologia

A Neonatologia é definida como uma vertente da pediatria responsável por tratar os bebês desde o nascimento até as primeiras quatro semanas de vida, 28 dias. Após esse período deixam de ser considerados recém-nascidos.

Esta especialidade é habitualmente praticada em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), sendo que o neonatologista trata recém-nascidos que podem apresentar: baixo peso ao nascer, prematuros, malformações congênitas, sepse, asfixia ao nascimento, etc.

Neurocirurgia

A Neurocirurgia é a especialidade da área médica cirúrgica que está responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso, lesões ou patologias referentes ao cérebro, coluna, medula e nervos periféricos de adultos e crianças.

Dentre os inúmeros problemas que um médico especializado em neurocirurgia pode tratar estão: traumatismos cranianos, traumas na coluna vertebral, doenças vasculares cerebrais como os aneurismas e a obstrução arterial, tumores cerebrais, dentre outros.

Neurologia

A Neurologia é a especialidade médica que estuda, diagnóstica e trata as doenças que comprometem o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos) e músculos. O trabalho do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos, como as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia.

Oncologia

A Oncologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das neoplasias incluindo a sua etiologia e desenvolvimento e determina o tipo de tratamento mais adequado para cada caso. A quimioterapia, os medicamentos alvo-direcionados, as terapias endócrinas e as imunoterapias são algumas das ferramentas utilizadas pela oncologia clínica no tratamento do câncer.

Oftalmologia

A Oftalmologia é a especialidade médica que investiga, estuda, diagnóstica e trata as doenças relacionadas com os olhos, a visão e estruturas afins, além de identificar e corrigir erros de refração apresentados pelos olhos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. 

Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia e a Traumatologia são duas especialidades distintas, mas a formação profissional em ambas acontece simultaneamente nas escolas de Medicina do Brasil. A Ortopedia é a especialidade médica responsável pelo estudo e tratamento das doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. Já a Traumatologia é uma área que estuda as lesões provocadas por agentes externos que ocorrem em quaisquer órgãos ou tecidos. 

Patologia / Patologia Clínica

A Patologia é a especialidade médica que estuda as doenças e as alterações provocadas no organismo. A Patologia Clínica é a especialidade médica responsável por atribuir, identificar e quantificar a presença de substâncias, células, moléculas e elementos anormais no sangue, urina, fezes e em outros líquidos biológicos. Trata da execução e interpretação dos exames de laboratório clínico.

Radiologia

A Radiologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e uso dos raios-X e outros métodos não ionizantes com fins diagnósticos e/ou terapêuticos. Hoje, também é conhecida como Diagnóstico por Imagem. Os exames de imagem de um paciente geralmente são realizados por um técnico ou biomédico, e o respectivo laudo é fornecido pelo médico radiologista ao médico solicitante mediante interpretação das imagens realizadas.

Terapia Intensiva / Medicina Intensiva

A Medicina Intensiva é uma especialidade médica que se divide em médicos intensivistas que cuidam de adultos, crianças e recém-nascidos. É dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. 

Os intensivistas para adultos trabalham em Unidades comumente chamadas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), também denominadas de Centro de Terapia Intensiva ou ainda Serviço de Terapia Intensiva.

Urologia

A Urologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do sistema urinário dos dois sexos e do sistema reprodutor masculino. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). O médico Urologista presta atendimento, realiza diagnóstico, tratamento e acompanha ou realiza cirurgias de pacientes com distúrbios urológicos. 

Olá! O que você procura?