Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Dicas básicas para recuperação de pacientes pós-internação por Covid-19

Após passar um período internado devido à Covid-19, o paciente precisa continuar sua recuperação em casa. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas para auxiliar no processo. O fisioterapeuta Yuri Góss, do Hospital Marieta, separou algumas dicas que podem fazer a diferença no dia a dia de quem está se recuperando das sequelas que o vírus deixou.

Durma bem

Algo muito importante é a qualidade do sono. É preciso que o paciente que recebeu alta da internação preze por uma boa noite de sono e tente manter horários fixos e para dormir e número de horas de sono usuais. Afinal, enquanto dorme o corpo se recupera, renovando a energia que a pessoa tanto precisa durante o dia.

Boa alimentação

Ter uma boa alimentação, na verdade, é imprescindível para todas as pessoas, mas principalmente para alguém que está se recuperando da Covid-19. É preciso optar por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, etc. Uma boa alimentação dará força para a pessoa e compensará o esforço aumentado que o corpo está fazendo para se recuperar por completo. A orientação de um nutricionista é muito valiosa.

Se ainda fuma, precisa parar

Se o paciente é tabagista, ele precisará largar de vez o cigarro. Um dos órgãos mais prejudicados com a Covid-19 é justamente o pulmão, por isso, voltar a fumar nem deve ser cogitado, pois os pulmões já estão prejudicados e fumar piora a função pulmonar. Caso tenha dificuldade, procure ajuda médica e psicológica.

Técnicas de conservação de energia

Essas técnicas são muito bem-vindas para pacientes que, enquanto estavam internados, necessitaram do uso de ventilação mecânica, e consequente a qualidade de vida fica extremamente afetada por, em média, seis meses. Elas servem para pessoas que sentem dificuldade em fazer atividades do dia a dia, como por exemplo: levantar os braços ou se agachar elevam o gasto energético, então o recomendado é que a pessoa coloque as roupas que mais usa na altura do quadril e dos ombros. O mesmo se aplica no chuveiro, como deixar os itens de banho na mesma altura. A pessoa também pode instalar barras de apoio para dar mais segurança, ou se preferir, usar uma cadeira de banho, assim gastará menos energia e estará mais seguro.

            Outras dicas de exercícios de respiração e alongamento podem ser conferidos na página do Facebook e Instagram do Hospital Marieta.

Formatura da Residência Médica

Na sexta-feira do dia 19 de fevereiro de 2021, foi realizado o evento de Formatura da Residência Médica do Hospital Marieta 2021, nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Básica e Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neonatologia e Ortopedia e Traumatologia.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, instituída no Brasil em 1977. O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen deu início ao programa de Residência Médica no ano de 2004 com as especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia e, hoje, possui um total de seis especialidades no programa.

A missa e a solenidade de formatura deste ano foram destinadas exclusivamente aos formandos, para que não houvesse aglomeração de pessoas. Os familiares e amigos puderam acompanhar este momento especial através de uma Live, disponibilizada pela Instituição.

Hospital inaugura Casa de Acolhimento para pacientes oncológicos

O Hospital Marieta Konder Bornhausen inaugura nesta quinta-feira (28/01), a Casa de Acolhimento Madre Teresa, local de apoio aos pacientes oncológicos atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Instituição. A data também celebra o aniversário de 65 anos do Hospital na cidade de Itajaí.

A Casa de Acolhimento Madre Teresa vai disponibilizar de melhorias no atendimento destinado aos pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) da região da Foz do Rio Itajaí. “Nosso objetivo é contribuir com o bem-estar do paciente neste momento delicado. Desta forma, a Casa de Acolhimento vai auxiliar com o andamento do tratamento oncológico”, explica Ir. Mércia Lemes, Diretora Geral do Hospital Marieta.

A abertura deste serviço vai minimizar a exposição dos pacientes em estado de vulnerabilidade social e financeira às intempéries do tempo, enquanto aguardam seus tratamentos e ou transportes para o retorno as suas residências. Durante o período do paciente na casa, também poderá ficar um acompanhante, para que a pessoa possa se sentir mais segura e tranquila com uma pessoa ao seu lado durante o tratamento.

A Casa de Acolhimento Madre Teresa foi uma obra executada e custeada pela Associação Madre Teresa através de uma união de esforços de sócios solidários, investidores solidários, apoiadores e, principalmente, por meio dos mantenedores solidários da casa. A Associação tem como objetivo principal a união de forças na busca de melhorias para o Hospital Marieta. O funcionamento da Casa será de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h.

O Hospital Marieta vai realizar uma Live para toda a comunidade que tiver interesse em acompanhar a inauguração que será transmitida nas páginas oficiais do Facebook e YouTube da Instituição.

Nascimento de trigêmeos no CO do Hospital Marieta

Nesta terça-feira, 26 de janeiro, foi realizado o parto de uma gestação trigemelar no Hospital Marieta. Os bebês nasceram totalmente saudáveis de um parto cesariana realizado no Centro Obstétrico da Instituição.

O nascimento de um filho é um presente abençoado por Deus e, neste caso, foram três presentes chegados de uma vez só na vida desta família!

Início da vacinação contra a Covid-19 no Hospital Marieta

Nesta quarta-feira (20/01), foi iniciada a vacinação com o imunizante Coronavac no Hospital Marieta!

Devido à quantidade muito limitada de vacinas, e também, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e Governo Estadual, os primeiros colaboradores a serem imunizados serão os profissionais da linha de frente nas UTIs Covid.

A primeira pessoa a ser vacinada na tarde do dia 20 foi a Drª. Alexandra Corrêa Gaya, médica intensivista da UTI 03.

Olá! O que você procura?