Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Mês é voltado para a conscientização e prevenção do câncer colorretal

Doença é a terceira que mais mata no Brasil

Março é o mês azul, voltado para a conscientização e prevenção ao câncer colorretal, que apesar de não ser muito citado, é o terceiro que mais causa mortes no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a chance de uma pessoa desenvolver a doença é de 4,3% e é mais comum depois dos 45 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Ainda segundo a entidade, 85% dos casos são diagnosticados já em fase avançada, diminuindo as chances de cura. Por isso, a criação do Março Azul para conscientizar a população.

Segundo Rafael Felix Schlindwein, médico coloproctologista do Hospital Marieta, existem alguns sinais de alerta que precisam ser levados em consideração. “Apesar de a fase inicial ser silenciosa, alguns sintomas podem trazer um alerta, como emagrecimento sem motivo, sangue nas fezes, alteração intestinal, como diarreia ou intestino preso, além de dor abdominal. Caso veja algum desses sintomas, é importante procurar um especialista (coloproctologista), ou até mesmo um clínico geral, para fazer exames”, explica.

Se a pessoa tiver histórico de câncer colorretal na família, é preciso ter atenção redobrada, sendo importante fazer o acompanhamento médico. “Vale ressaltar que as chances de cura são grandes quando a doença é descoberta logo no início, cerca de 95%. Depois de realizar os tratamentos, também é necessário fazer o acompanhamento médico com exames para detectar possíveis recidivas”, finaliza Dr. Rafael.

Campanha de conscientização

Durante todo o mês de campanha de conscientização do Março Azul, serão feitas diversas ações pelo país, assim como a iluminação azul em pontos das cidades. No Hospital Marieta também haverá a luz azul, além de ações internas de conscientização com os colaboradores e materiais visuais para que pacientes e acompanhantes que passam pelo local também se conscientizem da importância da prevenção.

Texto: ODP – Oficina das Palavras – Elaíse Cidral.

Colaboração: Dr. Rafael Felix Schlindwein – Coloproctologia – CRM 14.214 – @conexaointestino

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá! O que você procura?