Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Autocuidado para Profissionais da Saúde é tema de palestra em alusão ao Janeiro Branco

No começo do ano as pessoas estão mais propensas a refletir sobre suas vidas. Sabendo disso, em 2014, um grupo de psicólogos de Minas Gerais criou a campanha “Janeiro Branco”.

Cuidar da saúde mental e emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física e isso deve acontecer de “Janeiro a Janeiro”. A convite do setor de RH, os colaboradores do Hospital Marieta puderam participar de uma palestra com o tema: “Autocuidado para Profissionais da Saúde.” A palestra ocorreu no auditório do Incor essa semana e foi ministrada pela psicóloga da Unisul – Franciele Pereira Zazycki.

Franciele alertou os presentes sobre a importância de cada um refletir e observar os sinais de desequilíbrio que podem levar ao Burnout – síndrome do esgotamento profissional. Essa síndrome vem acometendo principalmente profissionais da saúde, que com a rotina puxada cuidam muito mais dos outros, do que de si mesmos. O autocuidado incluindo uma alimentação saudável, exercício físico, quantidade e qualidade do sono, vitamina D – sol e meditação, podem ser a chave para fugir dessa síndrome.

Durante a palestra a psicóloga conduziu um exercício de respiração que pode ser feito em casa, ou nos intervalos do trabalho e através dele o indivíduo pode alcançar melhora na concentração, diminuição do estresse e da ansiedade, além de relaxamento muscular e melhora no equilíbrio.

Outras dicas importantes que devem ser praticadas no dia-a-dia foram compartilhadas, tais como: ter algo em que acreditar, contar com uma rede de apoio, ser adepto de um estilo de vida saudável, descansar, separar um tempo para fazer o que gosta através de hobbies, conversar sobre as próprias emoções e sentimentos com os amigos e familiares, ou dependendo do caso, através de uma ajuda especializada como um psicólogo. E por último e não menos importante, Franciele pontua: “Observe o próprio comportamento perante as adversidades, seja gentil consigo mesmo e não se cobre tanto!”

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá! O que você procura?