Open
  • Av. Marcos Konder, nº1111, Centro, Itajaí – SC

Hospital Marieta firma parceria com fotógrafa e realiza sessão especial com os prematuros

Bebês com roupas de super-herói fazem sucesso na maternidade e proporcionam ainda mais alegria aos pais

Novembro recebe várias cores e uma delas é o roxo, em alusão à campanha de sensibilização para a prematuridade, que é quando o bebê nasce com menos de 37 semanas. Durante todo o mês, diversas campanhas são realizadas para alertar os pais sobre a importância de todos os exames e acompanhamento médico durante a gestação, mas além de falar sobre as possíveis causas, a ação também gira em torno dos prematuros e do contato deles com a mãe.

Neste ano, a campanha do Novembro Roxo fala da importância de não ter separação entre mãe e filho. No Hospital Marieta, os médicos atuam dessa forma, com o método chamado Canguru, onde a mãe fica direto com a criança. “Mesmo quando o bebê está na incubadora, incentivamos as mães a estarem próximas, cantando para a criança, fazendo com que ele sinta a presença dela. E, assim que a criança estiver estável, já pode ter o contato pele a pele, que além das melhoras científicas, ainda traz um vínculo muito forte entre a criança e a mãe”, comenta Roque Antônio Foresti, pediatra da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

São em média 317 partos realizados todos os meses na instituição e mais de 655 atendimentos a gestantes e puérperas de todos os municípios da região da AMFRI.  Para levar alegria e ainda mais esperança ao setor de UTI neonatal, o Hospital Marieta firmou parceria com a fotógrafa Thamiris Pessoa (que há 4 anos vem fotografando partos no hospital e já passou pela experiência de ter uma filha prematura) para registrar os pequenos vestidos como eles realmente são: verdadeiros super-heróis. Atualmente, a UTI e UCI Neonatal conta com 13 bebês prematuros e este momento é muito especial e de muita emoção para os pais. “É um gesto pequeno, mas que tem grande significado para as famílias e também para a equipe médica. É um momento de alegria e muita fofura com os pequenos lutadores vestidos de super-heróis”, Karine Martins, enfermeira supervisora da Maternidade e UTI Neonatal.

Os pais receberão uma foto, assim como um cartão especial com o pezinho do bebê carimbado para guardar de lembrança.

Motivos para a prematuridade

            De acordo com o pediatra da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, os motivos são variados e podem surgir desde infecções e deslocamento prematuro de placenta até mesmo histórico familiar. O médico ainda afirma que, muitas vezes, é difícil evitar a prematuridade, porém, existem alguns cuidados que as mamães devem ter durante a gestação.  “Fumar, por exemplo, prejudica muito a saúde da mulher e do bebê e pode levar ao nascimento prematuro. É importante também que a mãe faça todos os exames de pré-natal corretamente e tenha uma alimentação saudável. O sobrepeso da mãe também pode causar a prematuridade”, explica o pediatra.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Elaíse Cidral – litoral5@grupoodp.com.br + 55 (47) 9 9994-1265

Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br + 55 (47) 9 9995-1846

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá! O que você procura?